Eu achava que o país poderia ser resumido em três capitais, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Que todos os brasileiros falavam com sotaque carioca e que, sendo que falo espanhol, até que falar português não ia ser um problema. Que seria capaz de entender tudo.
Eu imaginava que aqui iria encontrar um desfile de homens e mulheres de corpos invejáveis passeando pelas praias ou dançando no Sambódromo, quase todos eles seriam de pele escura (que eu acho bonita demais) e seriam mestres na arte da capoeira... Eu estava errada! O que imaginava existia apenas como uma imagem de cartão postal, uma pequena parte de tudo o que pode ser encontrado no gigante da América do Sul.
O Brasil é um país que surpreende pela variedade de paisagens. Tem praias, manguezais, savanas, pradarias e... sim, descobri que durante o inverno faz frio e que em algumas áreas do pais inclusive neva.
Em termos de grupos étnicos, de acordo com as informações obtidas num estudio, os brancos autodeclarados compõem cerca de 45,9% da população, somando cerca de 93 milhões de indivíduos, espalhados por todo o território brasileiro, embora a maior concentração esteja no Sul e Sudeste do Brasil. Os negros autodeclarados compõem 6,3% da população brasileira, somando cerca de 11 milhões de indivíduos. Essa não é a idéia que temos do país no exterior!.
É claro que podem-se encontrar concentrações mais altas de certos grupos étnicos dependendo da área que está sendo visitada. Por exemplo, em Salvador Bahia tem uma alta concentração de pessoas de ascendência africana .
Eu ignorava essas questões e em minha primeira visita ao país, foi uma surpresa descobrir que, por exemplo, em São Paulo há uma quantidade significativa de japoneses e seus descendentes. Fiquei impressionada ao passar pelo barrio da Liberdade onde você se sente no Japao mas todo mundo fala português perfeito, eu não imaginava o grande número de brasileiros com traços asiáticos que existia.
Outra coisa que descobri foi a impressionante variedade de sotaques que existem para falar português. Algumas pronúncias são completamente diferentes uma da outra mas todas elas são, obviamente, certas e respeitáveis. Ah! foi bom saber que nem todos os brasileiros são fanáticos do futebol, embora muito poucos resistam a magia de asisstir a transmissão dos jogos da equipe nacional.
Tendo tantas coisas interessantes para oferecer, sendo o quinto país com maior extensão territorial é dono de uma imensa riqueza natural, cultural e gastronômica... por quê o mundo em geral ainda tem uma visão errada do Brasil? (no que ao turismo se refere). Porque a indústria do turismo não é tão poderosa quanto deveria ser, como merece ser.
Por incrível que possa parecer, até o ano passado não aparecía na lista dos 20 países mais visitados. Segundo a wikipedia, em 2007 o Brasil só ficou no lugar 41 na lista de destinos turísticos mundiais . ( A maioria dessas listas colocou a Malásia, número 67 por expansão territorial no número 9)
É lógico que, com esta demanda, os preços de passagens aéreas e pacotes turísticos fossem caros demais, e fizeram do Brasil um destino turístico internacional impopular.
Mas a situação está mudando, eventos como a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Rio de Janeiro estão fazendo que mais e mais pessoas considerem hoje o Brasil como um ótimo destino turístico.
Mas a situação está mudando, eventos como a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Rio de Janeiro estão fazendo que mais e mais pessoas considerem hoje o Brasil como um ótimo destino turístico.
Cada dia é mais fácil encontrar pacotes de excursão acessíveis, um maior número de voos disponíveis, mais informações turísticas, e assim por diante. Gosto de saber que há disponíveis mais voos internacionais diretos para outras importantes cidades do país e que não estão tão concentrados em São Paulo, Rio e Brasília. Dada a enorme extensão territorial do país, isso era mais do que necessário.
Dia a dia vejo mais brasileiros dispostos a aprender um outro idioma com a finalidade específica de dar comodidade aos turistas. Recentemente o governo brasileiro começou levar a sério esse assunto e focou sua atenção no setor turístico designando para ele um orçamento considerável e fazendo ênfase no treinamento de todas as pessoas relacionadas ao setor.
Eu realmente considero que é uma ótima ideia porque esta preparação não só será útil durante os seguintes eventos internacionais, mas que vai se tornar, na minha opinião, na melhor estratégia para dar o impulso que o turismo do Brasil estava precisando.
No hay comentarios:
Publicar un comentario