jueves, 7 de marzo de 2013

O Dique do Tororó, mais que apenas um lago.





Um belo lago artificial que foi declarado como monumento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A palavra tororó provém do tupi tororoma (jarro de água) e, de acordo com o dicionário informal é usada para se referir a uma fonte de água ou uma nascente do rio.

Há muito tempo atrás, na época da Colônia, este dique era parte do sistema defensivo da cidade. Na época, suas águas eram cristalinas e as pessoas costumavam bebê-las. Lá você podia encontrar uma grande variedade de peixes. Infelizmente, isso é diferente agora, as águas não são mais tão limpas quanto antes, mas ainda assim, vale a pena visitar um lugar com uma paisagem tão bonita e é, com certeza, uma parada obrigatória ao visitar Salvador.

Localizado entre as avenidas Vasco da Gama e Presidente Costa E Silva, bem na frente do Estádio Arena Fonte Nova, o Dique do Tororó fica perto do barrio Engenho de Brotas e dos Barris.

Este lago artificial abriga oito orixás (ou divindades do candomblé) e essas esculturas fazem parte do atrativo do local.




O nome dos orixás são:


XANGÔ (Divinidade dos trovões e dos raios)
OXUM (Deusa das águas doces, lagos e fontes). 
OGUM (Deus da guerra e do ferro)
OXÓSSI (Deus das matas e da caça)
OXALÁ (Deus da criação. Pai de todos os orixás)
IEMANJÁ (Considerada rainha do mar. É considerada também mãe dos orixás)
NANÃ ( Divinidade da chuva e da lama. Avó dos orixás)
IANSÃ (Deusa dos raios, dos ventos e das tempestades)


UM MONTE DE COISAS PARA FAZER E SE DIVERTIR


EXERCITAR-SE






Do nascer até o pôr do sol, você vai encontrar entusiastas do esporte ao longo da margem do lago. Pessoas de todas as idades, grupos, casais ou pessoas sozinhas costumam praticar uma variedade de atividades físicas e desfrutar da paisagem.

CAMINHAR E RELAXAR





Este lugar é perfeito para caminhadas e também para ter uma pausa e relaxar. Muita gente aproveita para se descontrair, sair da rotina e até conversar.

É verdade, ir  lá muito tarde de noite ou muito cedo de manhã é desaconselhável.Você deve ser cauteloso porque, infelizmente, há pessoas "sem teto" e viciados em drogas que fizeram do dique um lugar para dormir. Mas também é verdade que, durante o dia, é bastante seguro ir lá.


PESCA

 O Dique é um bom lugar para profissionais e amadores se divertir fazendo esta atividade.






REMO E PEDALINHO







O que você acha dum passeio à beira do lago em um pequeno barco ou num pedalinho? Lá você pode! O legal é que você não só vai desfrutar da paisagem, mas também vai exercitar-se.


ANDAR DE BICICLETA, PATINS E SKATE

Ao longo da semana, você só pode fazer  isso estritamente na calçada ao redor do dique. Mas no domingo, há um corte da circulação na Avenida Presidente Costa e Silva e isso permite que adultos e crianças possam usar este espaço para montar uma bicicleta, patins e skates.

PEÇAS DE TEATRO PARA CRIANÇAS


Aproveitando este espaço, nos fins de semana o governo municipal promove apresentações de peças de teatro para a criançada , mas que a família toda curte.

RESTAURANTES







Se depois de caminhar, pescar, remar, andar de bicicleta, perseguir seus filhos etc. você morre de fome, este lugar oferece seus próprios restaurantes. 
Você pode escolher se comer nesses restaurantes ou comer um sanduíche da Subway ou até um almoço na Habib's que ficam do outro lado da rua.

Tendo tantas coisas para fazer, com certeza você não vai querer perder uma visita a este surprendeente lugar, o Dique Tororó.

No hay comentarios:

Publicar un comentario